sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Barão de Juparanã (Município de Valença)

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" O trem apita, todos já sabem: Chegamos a Barão de Juparanã!

A estação de Desengano foi inaugurada em 1865. Na época, ficava "na estrada da Polícia e freguezia de Valencia" (no decreto 4373 de 20 de maio de 1869). O ramal de Jacutinga, de bitola métrica e também da EFCB (também chamado de Rede Fluminense) vinha seguindo a linha do Centro desde Barão de Vassouras, trecho em que a linha tinha bitola mista, onde se encontrava vindo da estação de Vassouras. A estação de Barão de Juparanã era, portanto, uma estação que atendia às duas linhas. Aníbal Magalhães conta que o curioso nome Desengano teria vindo na verdade de um sítio que existia no local da estação, de nome Desengano Feliz. Porém, há outra história que diz que a comemorar a vitória, deu o nome de Desengano por causa da decepção de seus rivais. Ali previa-se o crescimento de uma grande cidade, fato que, por um motivo ou por outro, jamais veio a ocorrer. Por volta de 1920, seu nome foi alterado para Juparanã. Nos anos 1940, voltou a se chamar Desengano, e mais tarde Barão de Juparanã. Aníbal Magalhães levanta outra questão: por que uma estação tão grande tendo inclusive uma torre com um relógio teria sido construída num simples arraial como Desengano? A pergunta ainda não tem uma resposta concreta. A estação servia também para que, em caso de interrupção na linha na Serra do Mar, como aconteceu em 15 de fevereiro de 1944 - quando desabou parte do túnel oito - a estação recebia trens do Rio de Janeiro que se dirigiam a São Paulo e a Belo Horizonte pela linha Auxiliar, fazendo a baldeação para a bitola larga. Hoje o enorme prédio é ocupado pela prefeitura de Valença, cidade à qual pertence o distrito de Barão de Juparanã.

A estação de Desengano em 1881

A estação de Desengano, sem data

A estação de Barão de Juparanã em 26/05/1998

A estação em 12/2004

A estação em 02/2006

A estação em 14/06/2009

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" O trem apita, todos já sabem: É hora de partir! Próxima parada: Barra do Piraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)