sábado, 31 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Japeri

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Cada vez mais perto do destino... Agora, chegamos a Japeri!

A estação de Belém foi inaugurada em 1860, às margens da Estrada do Presidente Pedreira, localização que constava, no decreto 4373 de 20 de maio de 1869, ou seja, 9 anos depois da abertura da estação. Foi o ponto terminal do segundo trecho inaugurado pela E. F. Dom Pedro II - o primeiro foi até Queimados, em 1858. A partir de 1898, passou a ser também estação da E. F. Melhoramentos, que vinha também do centro do Rio de Janeiro (da estação Alfredo Maia) e seguia, sempre com bitola métrica, para Porto Novo, também galgando a serra do Mar. A Central do Brasil acabou por incorporar essa linha em 1903, alterando seu nome para Linha Auxiliar. Nos anos 1940 a estação alterou seu nome para Japeri. Mais tarde, era ali o ponto de partida do trem Barrinha, que transportava passageiros e a produção agrícola da serra para Barra do Piraí, e foi extinto em 1996 depois de um grande desastre com vítimas. A verdade é que, em 2009, o velho prédio está abandonado e, pior, cheio de cupins; os bilhetes são vendidos em local diferente na plataforma. O prédio da antiga estação, enfim, é apenas uma velha fantasia.

A estação de Belém em 1928

A estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1976

A estação nos anos 1990

A velha estação abandonada, em 04/2009

A atual estação de Japeri, em 04/2009

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Vamos pessoal! Não estamos muito longe! Próxima parada: Queimados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)