quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Paraíba do Sul

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" O trem apita, todos já sabem: Chegamos a Paraíba do Sul!

A estação de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867, numa cidade já quase bicentenária, à época. Ali se juntavam a Linha do Centro e a Linha Auxiliar, que corriam lado a lado até Três Rios. O prédio que hoje ali existe é a estação original de 1867? O fato é que, sobre a cobertura da plataforma no lado oposto da linha em relação ao prédio, existe um belo dístico estilizado onde está escrito "1913 - EFCB". Seria a data da construção dessa plataforma somente ou de um novo conjunto? Os trens de passageiros por ali desapareceram há muito, mas em 27/09/2003 foi ativada uma linha turística com locomotiva a vapor utilizando-se os trilhos abandonados, entre Cavaru e Paraíba do Sul. Foram feitas inclusive algumas reformas próximo à estação de Paraíba do Sul para permitir a passagem do trem sem atrapalhar a estrada de rodagem. Um museu ferroviário foi inaugurado no mesmo dia no prédio da estação. Depois de problemas na linha que causaram a interrupção do trem durante parte de 2004 e de 2005, ele voltou a circular. Em 2010, ele já não funciona mais.

A estação, sem data

A estação em 1987

A estação em 02/2001

A estação em 02/2001

A estação em 06/2002

Festa em Paraíba do Sul, em 27/09/2003. O trem voltou nesse dia entre a estação e Cavaru. Nesse dia, a estação reformada teve de volta...

... o movimento de antigamente. Em primeiro plano, a Linha do Centro. Com a locomotiva, a antiga Linha Auxiliar

A fachada da estação em 2005

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" A viagem é longa! Não podemos demorar! Próxima parada: Andrade Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)