sábado, 31 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Queimados

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" O trem apita, é só alegria! Chegamos a Queimados!

A estação de Queimados foi inaugurada em 1858, com a presença do Imperador Pedro II - era a ponta de linha no dia da inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II. Segundo a lenda, foi nomeada no dia de sua inauguração pelo Imperador D. Pedro II, que, no trem inaugural, perguntou qual era o nome do local. Como não existia, viu ao longe uma queimada e deu o nome de Queimados. Ainda não era cidade então, era um povoado no meio de uma fazenda (Fanchem) bastante antiga. Foi terminal da linha por pouco tempo, mas o suficiente para ter seu nome lembrado em toda a história da ferrovia no Brasil. Hoje é uma estação de trens metropolitanos atendida pelos TUES da Supervias. A localidade somente foi elevada a município no ano de 1990.

A estação primitiva de Queimados, sem data

Trem subúrbios da Central junto à estação de Queimados, em 1955

Plataforma da estação atual em 12/04/2004

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" O trem apita, é hora de partir. Próxima parada: Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)