sábado, 17 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Santos Dumont

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Com alegria, chegamos a Santos Dumont!

A estação de Santos Dumont (antiga Palmira) foi inaugurada em 1877. Era apenas um vilarejo, chamado João Gomes, com poucas casas nessa época, mas cresceu muito com a ferrovia. Em 1890 tornou-se município. Terra da família Santos Dumont, que depois daí saiu para Ribeirão Preto, em São Paulo. Em 1902, a estação "era a inicial da E. do F. do Rio Doce" (Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902). O ramal então já existiria nessa época ou era apenas um projeto - as fontes dão o início do ramal de Marcês saindo da estação a partir de 1911. Nos anos 1930, o nome da cidade foi alterado para Santos Dumont, e também a estação. A plataforma coberta em frente ao prédio da estação, de onde saía esse ramal, existe até hoje, embora as telhas não sejam mais as originais. Havia uma parada um pouco mais à frente na linha, junto à fazenda Cabangu, da família Santos Dumont, que tinha o nome da família; com a mudança do nome da cidade, a parada passou a ter o nome da fazenda.

A estação de Palmira nos anos 1920

A estação de Santos Dumont em 1982

A estação de Santos Dumont em 2000

Guindaste de linha na estação de Santos Dumont, em 2000

A estação de Santos Dumont em 14/10/2006

A estação em 24/10/2009

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Todos à bordo!!! Próxima parada: Ewbank da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)