sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Sebastião de Lacerda (Município de Vassouras)

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Ainda no município de Vassouras, chegamos a Sebastião de Lacerda!

A estação de Sebastião de Lacerda foi inaugurada em 1866 com o nome Commercio . O prédio provavelmente não era o mesmo de hoje, apenas dois anos depois de aberta a estação. Conservou seu nome até os anos 1930. Aí o nome tornou-se Sebastião de Lacerda, que curiosamente já era o nome de uma estação a cerca de 40 km mais próxima a Barra do Piraí. Esse nome, por sua vez, homenageava Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda, Ministro da Viação de 1897 a 1898. Em 1928, Max Vasconcellos relatava que o leito da antiga E. F. Rio das Flores, que funcionara de 1882 a 1922, ligando essa estação com a vila de Rio das Flores, ainda estava ali, em excelente estado, funcionando como estrada de rodagem. Com o fim do trem de passageiros, no final dos anos 1970, a vila em torno da estação praticamente morreu. Em 1990, uma reportagem de jornal dizia que quase toda a atividade agropecuária tinha sido abandonada e que somente 5% da população ainda vivia ali.

A estação de Commercio em 1908

A estação de Commercio nos anos 1920

A estação de Sebastião Lacerda em 1996

A estação em 06/2003

A estação em 26/12/2006

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Vamos pessoal! Não podemos demorar! Próxima parada: Barão de Juparanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)