quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nos Trilhos do Vera Cruz - Três Rios

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Com muita alegria, chegamos a Três Rios!


A estação de Três Rios (antiga Entre Rios), inaugurada em 1867, foi o ponto de partida, primeiro para o ramal de Porto Novo do Cunha, em 1870, e para a continuação da Linha do Centro, que saiu depois, atingindo Juiz de Fora em 1875. Ambas as linhas tinham originalmente bitola larga (1,60 m), mas, mais tarde, o ramal de Porto Novo teve a bitola reduzida para que pudesse trazer os trens da Leopoldina até Entre Rios. Também os trilhos de bitola métrica da Linha Auxiliar passavam pela estação, vindos desde Paraíba do Sul, e de Entre Rios seguiam para Mar de Hespanha, em Minas Gerais. Em 1898, construiu-se o depósito de locomotivas da estação. Em 1928, segundo Max Vasconcellos, "a ampla estação, cuja longa plataforma se estende para servir à Linha Auxiliar e à Leopoldina, possui um excelente restaurante e botequim. Elevada e sólida passagem superior, de armação metálica, liga a plataforma ao lado oposto da linha. Comemorando a resolução de levar a Linha do Centro ao Rio das Velhas, foi, por ordem da Diretoria da ferrovia, construída uma guarita mesmo na chave que separa as duas linhas (a de Porto Novo e a do Centro). Nesta guarita foram colocadas placas comemorativas, fundidas em bronze pelas oficinas da Estrada". Nos anos 1940, o nome da cidade e da estação foram alterados para o atual, Três Rios. O prédio original foi
demolido pela Central, que construiu a estação atual, feia e pequena. Trens da MRS e da FCA trafegam hoje (2010) por esta estação.

A estação de Entre Rios em 1908

A estação de Três Rios em 1972

A estação de Três Rios em 03/2001

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Todos a bordo! Próxima parada: Paraíba do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)