terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nos trilhos da EFOM III - São João del Rey

Olá pessoal! Como vão? Hoje partimos para uma nova jornada, sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas. E, qual o nosso trajeto? Nós vamos para Aureliano Mourão, partindo da Estação Ferroviária de São João del Rey!

A estação de São João del Rey foi inaugurada com muitas festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881. Era a ponta de linha da linha que então ligava Sítio (hoje Antonio Carlos), na Central do Brasil, a essa cidade. A linha só foi prolongada para a frente em 1887. A composição chegava e partia de São João del Rey para o mesmo sentido: havia que se fazer uma manobra no virador,
pois havia que se recuar para sair para Ibitutinga. Em 1984, com a erradicação de todo o trecho de bitola de 0,76 m da linha da Barra do Paraopeba, o trecho entre São João del Rey e Tiradentes foi mantido: até hoje, rodam as composições a vapor entre as duas estações, com fins turísticos. O passeio é operado pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A estação de São João del Rey, sem data. Autor desconhecido

Composição da RMV saindo de São João del Rey para Aureliano Mourão, provavelmente no início dos anos 1980. Foto do Blog Viagem nos Trilhos

O trem na plataforma de São João del Rey, em 1891. Foto Alberto del Bianco

Saída para Aureliano Mourão, em 02/1982. Foto Nilson Rodrigues  

Armazéns de São João del Rey, em 02/2003. Foto Giovanni Carvalho

Rotunda de São João del Rey, em 02/2003. Foto Giovanni Carvalho

A estação em 03/02/2010. Foto Leandro Gudini

"Piuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!" Vamos pessoal! O nosso trem já vai partir! Próxima parada: Ibitutinga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)