Estação Ferroviária de São João del Rei

Fachada da estação

Fachada da Estação Ferroviária de S. J. del Rei em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Fachada da Estação Ferroviária de S. J. del Rei em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Fachada da Estação Ferroviária de S. J. del Rei em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Plataformas da estação

Plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Locomotiva a vapor Nº 60 em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Guindaste da EFOM em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Locomotiva a vapor Nº 21 em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Vagão Box de madeira da EFOM em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Locomotiva 0-6-0WT de bitola de 60 cm em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo 

Placa informativa no guindaste da EFOM que está em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Tender da locomotiva a vapor N º 60 carregado de madeira, em exposição na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo 

Hall de entrada da estação

Provavelmente o local onde eram recebidas as cartas, telegramas, etc. para serem encaminhadas de trem para as cidades ao longo da ferrovia. 06/04/2012 - Foto Bruno de Melo


Placa comemorativa do tombamento definitivo da estação como Centro de Preservação da História Ferroviária de Minas Gerais. 06/04/2012 - Foto Bruno de Melo


Saguão começando a se encher devido à chegada do trem, em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Cartaz de boas-vindas da FCA. 06/04/2012 - Foto Bruno de Melo

Trem turístico chegando de Tiradentes

Trem turístico chegando na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Trem turístico chegando na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Trem turístico chegando na plataforma da estação em 06/04/2012. Foto Bruno de Melo

Comentários

  1. O legal é que a administração nova da FCA decidiu restaurar todo o Complexo, como se pode notar pela fachada da estação com o novo relógio, e as palavras E.F.OESTE DE MINAS na parede. A locomotiva Nº21 também recebeu nova pintura, e o boxe da última imagem, o VB 28, também foi restaurado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bem legal! Vi as obras no Museu onde ficava a locomotiva 1! Está todo vazio sendo reformado! Falando da 1... onde está ela atualmente?

      Excluir
  2. Belas fotos de um belo local!
    A “Bitolinha” é uma locomotiva a vapor arisca, que desenvolve uma boa velocidade durante a viagem. Vale muito a pena fazer o passeio. Quem paga o ingresso do museu ferroviário pode pedir para visitar a rotunda, onde tem muita história aguardando ser vista e tocada. Local para se fazer fotos de rara beleza.
    São João del-Rei é um local que consegue aliar modernidade e conservar suas raízes, e ainda tem Tiradentes logo ali, para se fazer uma viagem no tempo curtindo um pôr do sol sentado próximo a uma de suas igrejas.
    Um abraço Bruno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)