sábado, 23 de junho de 2012

Estação de Joinville

Olá pessoal! Como vão? Hoje preparei pra vocês uma inédita postagem sobre a belíssima estação da cidade de Joinville, SC!

Estação Ferroviária de Joinville
Município de Joinville, SC

RVPSC - Linha de São Francisco


C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1906-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975) 
RFFSA (1975-1996)

A estação de Joinville foi construída junto à cidade, segundo contam, por exigência da própria cidade. Por isso a linha faz uma grande curva para o norte e depois retorma o sul no sentido de São Francisco do Sul. A inauguração da estação ocorreu em 1906, (uns dão a data de 29 de julho, outros de 8 de agosto) quando o trecho Joinville-São Francisco do Sul foi terminado, tendo sido posto em operação apenas em 1909, quando o trecho foi prolongado até Hansa (hoje Corupá). A RVPSC dava como data oficial de inauguração o dia 01.06.1910. Em 1917, o prédio foi ampliado. Depois de mais de noventa anos de serviços à cidade, até 1996, quando foi fechada pela RFFSA, a estação, em estilo enxaimel alemão, foi abandonada, com as composições da ALL, atual concessionária que utiliza a linha, passando de/para o porto de São Francisco do Sul. Em 1999, foi comprada pela prefeitura municipal e transformada em "ícone turístico". O prédio da estação esteve totalmente abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos e cupins por muito anos, mas no final de 2003 começou a ser finalmente restaurado. Ao seu lado, o armazém de cargas, construído em 1947, abriga o Museu da Bicicleta. O antigo armazém de 1910 era de madeira e não existe mais. No pátio ainda existem outros prédios e casas, com diversos usos, muitos irregulares (Informações de Nivaldo Klein em 2003/4). No final de 2004 a restauração continuava em andamento e o prédio da estação estava cercado com tapumes. No armazém de cargas, parte do teto de madeira desabou. Um jornal da cidade, de 08/02/2006, entretanto, mostra que hoje as obras estão paradas: "Quem passa pela frente da Estação Ferroviária de Joinville, que completa seu centenário de inauguração este ano, constata um cenário de abandono. Paredes estão pichadas e o mato toma conta do entorno do antigo prédio. Placas indicam investimentos de recursos municipais e federais. Os dizeres informam que o local será de lazer, com muita música, gastronomia e entretenimento, salas para oficinas, auditório, midiateca e café-bistrô e, assim, tornar-se um novo ponto de encontro de músicos e da população. No entanto, a Prefeitura informa que as obras no local continuam". Em abril de 2008, a Prefeitura enviou para o site o seguinte e-mail: "Informamos que a Estação Ferroviária de Joinville acaba de ser reformada pela Prefeitura Municipal de Joinville por intermédio da Fundação Cultural de Joinville e do BNDES, sendo entregue à comunidade nesta data. Jeferson S. Damasio - Gabinete do Prefeito - Prefeitura Municipal de Joinville".

A estação em construção em 1906. Foto cedida por Nivaldo Klein para o site Estações Ferroviárias do Brasil

A estação em 1907. Foto de cartão postal, cedida por Nivaldo Klein para o site Estações Ferroviárias do Brasil

A estação, sem data. Foto de cartão postal, cedida por Nivaldo Klein para o site Estações Ferroviárias do Brasil

Pátio da estação, em 1995. Autor desconhecido

Fachada da estação de Joinville em 24/04/2002. Foto Hermes Y. Hinuy

Plataforma da estação de Joinville em 24/04/2002. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação, depois da reforma. Foto Milton Ribeiro, em 8/6/2008

Bom pessoal, por enquanto é só. Volto ainda hoje com uma ótima notícia! Tchau pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)