quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nos trilhos do... shopping? A EFOM em Curitiba

Oláá pessoal! Como vão? Estou aqui hoje para falar da Estação Ferroviária de Curitiba!


What? Devo ter errado a foto...


Ah, agora sim! A belíssima Estação Ferroviária de Curitiba! A outra é a nova, onde embarcam os passageiros do trem Curitiba - Paranaguá! Mas... essa foto é de 1995! Não tem foto mais nova?


Agora sim!

"Bruno, por essa maquete a estação tá parecendo muito grande... Tem certeza que você não errou de novo e colocou foto de um shopping?"

Exato! É um shopping! Mas não é qualquer shopping. É o Shopping Estação de Curitiba! Ele foi construído a partir do prédio da velha Estação Ferroviária de Curitiba! Aí vão algumas fotos tiradas pela minha irmã Fernanda Melo em outubro de 2012:

"Plataforma"

Velha bilheteria com bonecos para exposição

Velha bilheteria com bonecos para exposição

Velha bilheteria com bonecos para exposição

Locomotiva 19 da... EFOM? Isso aí. Vamos falar dela logo ali embaixo!

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Peças em exposição

Locomotiva EFOM 19

Maquete do Shopping

Como eu disse ali encima, vamos falar da locomotiva 19... 19... 19. A locomotiva EFOM 19, como todas as outras locomotivas da bitolinha, estava de boa na lagoa trabalhando na ferrovia...

Locomotiva Nº19 ao lado de seu maquinista, em um momento de descanso no pátio de São João del-Rei, década de 1970. Acervo de Thiago Lopes de Resende

Até que um dia... Ela foi levada para o Parque Barigui, em Curitiba, com uma pintura totalmente diferente da original (vermelha, azul e amarela)! Veio com ela também um carro funerário da bitolinha.

A 19 inutilizada no Parque Barigui, na década de 1980. Atrás dela, o carro funerário da bitolinha, que foi vendido com ela e ninguém sabe para onde foi depois. Autor desconhecido

Felizmente (ou infelizmente?) ela atualmente está sendo mantida em cativeiro longe de casa preservada no Shopping Estação de Curitiba com uma bela pintura preta, verde e com detalhes em vermelho, como mostrado acima:

Locomotiva EFOM 19 no Shopping Estação, em Curitiba - PR. Foto Fernanda Melo

Ah, aquele carro não é o fúnebre da foto anterior. É um vagão de mentira que colocaram ali atrás. Já houveram tentativas de trazer a locomotiva de volta para casa, mas desistiram pelo fato de ter que quebrar muito shopping para isso.

O bom é que ela está preservada, e quem sabe um dia voltará a ativa em São João del-Rei! Então é isso pessoal! Um grande abraço, e até a próxima! 

2 comentários:

  1. Que ideia legal fazer um shopping em forma de estação ferroviária!
    Com sua divertida narração a postagem ficou ainda melhor.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sylvio! Mas na verdade eles utilizaram a estrutura da velha estação de Curitiba para montar o shopping.

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)