"Trem ou Teleférico", por Antonio Pastori e José Luiz D’Amico


Texto escrito por Antonio Pastori e José Luiz D’Amico, cedido ao blog pelo próprio Antonio Pastori. A seguir, um pequeno trecho; logo abaixo, aos interessados, está o link para download em PDF.

Trem ou Teleférico 
"Há 130 anos, aos dezenove de fevereiro de 1883, foi inaugurada pelo Imperador Pedro II a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, a primeira do Brasil a utilizar o sistema de tração à cremalheira para vencer os seis quilômetros do plano inclinado da Serra da Estrela, entre a Raiz – Vila Inhomirim, em Magé  – e o Alto da Serra de Petrópolis. Esse feito permitiu que a ligação entre a Cidade de Pedro e o Rio de Janeiro, então capital do império, fosse realizada em menos de duas horas, numa época em que as locomotivas a vapor dominavam o cenário da locomoção terrestre. Nos dias de hoje a mesma ligação tem demorado não raro mais de duas horas – às vezes três  –, apesar da sofisticada tecnologia embarcada em veículos ditos modernos, rápidos e seguros. Evoluímos?" 

Link para download:

Comentários

  1. Os anos passam e o Brasil honra seu passado indígena: passinho pra frente, passinho pra trás...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo ao Blog Sobre os Trilhos! Deixe um comentário aqui! Todos os comentários serão lidos e respondidos! Tá esperando o que? Embarque nessa viagem pelas ferrovias do Brasil e do mundo!

(Bruno Melo Almeida, diretor do Blog Sobre os Trilhos)