RFFSA: Uma ferrovia que deixou saudades...
Hoje, dia 22 de janeiro de 2012, uma data triste para aqueles que curtem andar sobre os trilhos. Há exatos 5 anos, a Rede Ferroviária Federal S-A, ou RFFSA, dava seu último suspiro. Vítima do processo de liquidação iniciado no dia 17 de dezembro de 1998 e que repartiu o grupo entre várias concessionárias particulares até o dia 22 de janeiro de 2007, quando o governo decidiu extinguir a ferrovia de vez e entregar todos os seus bens aos grupos particulares. Porém, foi uma ferrovia que deixou história. As máquinas pintadas de vermelho e amarelo ainda são sinônimo de locomotiva em muitas partes do Brasil, e sua logomarca reconhecível em qualquer lugar ficou gravada na memória de muitos ferroviários que trabalharam em seus trens e seus trilhos.
A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA – RFFSA – era uma sociedade de economia mista integrante da Administração Indireta do Governo Federal, vinculada funcionalmente ao Ministério dos Transportes.
Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga. Essa transferência foi efetivada no período 1996/1998, de acordo com o modelo que estabeleceu a segmentação do sistema ferroviário em seis malhas regionais, sua concessão pela União por 30 anos, mediante licitação, e o arrendamento, por igual prazo, dos ativos operacionais da RFFSA aos novos concessionários, Em 1998, houve a incorporação da Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA à RFFSA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela malha.
A RFFSA foi dissolvida de acordo com o estabelecido no Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 4.109, de 30 de janeiro de 2002, pelo Decreto nº 4.839, de 12 de setembro de 2003, e pelo Decreto nº 5.103, de 11 de junho de 2004.
O processo de liquidação da RFFSA implicou na realização dos ativos não operacionais e no pagamento de passivos. Os ativos operacionais (infra-estrutura, locomotivas, vagões e outros bens vinculados à operação ferroviária) foram arrendados às concessionárias operadoras das ferrovias, Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, Ferrovia Centro Atlântica – FCA, MRS Logística S.A, Ferrovia Bandeirantes – Ferroban, Ferrovia Novoeste S. A., América Latina e Logística – ALL, Ferrovia Teresa Cristina S. A., competindo a RFFSA a fiscalização dos ativos arrendados.
Histórico de funcionamento:

A RFFSA foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, pela consolidação de 18 ferrovias regionais, com o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no setor de transportes ferroviários. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da Federação, em quatro das cinco grandes regiões do País, operando uma malha que, em 1996, compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).


Sua liquidação foi iniciada em 17 de dezembro de 1999, por deliberação da Assembléia Geral dos Acionistas foi conduzida sob responsabilidade de uma Comissão de Liquidação,com o seu processo de liquidação supervisionado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Extinção e Liquidação – DELIQ.

A RFFSA foi extinta, mediante a Medida Provisória nº 353, de 22 de janeiro de 2007, estabelecida pelo Decreto Nº 6.018 de 22/01/2007, sancionado pela Lei Nº 11.483.
O Decreto Nº 6.769 de 10 de fevereiro de 2009 dá nova redação aos artigos 5º, 6º e 7º do Decreto Nº 6.018 de 22 de janeiro de 2007.
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R F F S A 1957 - 2007 |
Postagem retirada do Blog Minas's Trains / RFFSA: uma ferrovia que deixou saudades, com permissão de Le Maquinista Jones
Olá, parabéns pelo blog! Tenho 13 anos e também tenho um blog, thalesveigastrainworld.blogspot.com. Muito legal, nota 10!
ResponderExcluirVlw! Mas, a postagem não é minha. É do blog do meu amigo, o Minas's Trains! minasstrains.blogspot.com
ExcluirThales, o que acha de sermos parceiros? Meu e-mail é brunoalmeida.bst@gmail.com! Entra em contato comigo!
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